quinta-feira, 4 de junho de 2009

Um fim-de-semana de RAKU

O raku é uma técnica cerâmica muito especial, pois seguimos todo o processo de transformação de perto, ou melhor, participamos de forma activa na transformação das peças! Retiramos as peças incandescentes do forno, vermo-las a sair em brasa, luminosas, colocamo-las na serradura e elas voltam a arder... o arrefecimento brusco e rápido, o calor, o fumo... o ambiente envolvente é poderoso. Exige rapidez, mas movimentos seguros, calma.

Por tudo isso adoro o raku, ainda por mais, foi por aí que entrei no mundo da cerâmica. Espectacular - é assim que descrevo este fim-de-semana na casa e atelier da Jute e do Carlos. A paisagem envolvente tão inspiradora, o verde, o ar forte, a proximidade com a natureza, o espaço... tem tudo a ver com o raku.

E para terminar estes dias fantásticos, o céu ficou negro e de repente começou a trovejar imenso, com muitos relâmpagos... depois de uma memorável tempestade veio a bonança. Aproveitámos para tirar foto perto do lindo papagaio brasileiro. Uma bonita despedida!

1 comentário: